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Por Priscila  Falchi

É comum vermos empresas começarem uma atuação nas mídias sociais sem antes terem traçado objetivos e metas claras.

Os objetivos podem variar de acordo com o perfil e cultura de cada empresa e podem estar relacionados com a melhora na comunicação com o mercado, geração de leads, aumento nas vendas ou base de clientes, ampliação do relacionamento com o público alvo, entre outros.

Definir os resultados que pretende alcançar e onde se quer chegar é tão importante quanto entender o comportamento do seu público, que linguagem adota e quais mídias sociais mais utilizadas por ele. Esse mapeamento pode ser feito por pesquisa qualitativa ou quantitativa junto aos usuários, análise de mercado e da concorrência.

Uma vez definidas as metas e o levantamento de quem é o seu público, onde ele está e o que deseja é hora de avaliar os recursos e requisitos necessários para construir uma boa estratégia.

Primeiramente é preciso que a empresa tenha consciência de que as mídias sociais não são canais unilaterais de comunicação e sim geram a oportunidade criar relacionamento e interação. Isso significa ter pessoas comprometidas com foco no projeto, com disponibilidade de tempo para inserir conteúdos novos com frequência e manter contato direto e imediato com os usuários.

O contato com o público significa receber tanto elogios, quanto críticas por pessoas eventualmente insatisfeitas com o seu produto ou serviço postando reclamações ou comentários negativos, portanto, é preciso se preparar para esse tipo de situação e saber como agir.
Sob este aspecto, sabemos que em mídias sociais a comunicação é feita por pessoas de carne e osso que agem com espontaneidade e informalidade, porém, cabe à empresa orientar seus colaboradores quanto à postura que devem adotar enquanto estiverem se comunicando em seu nome. Prestar orientação a respeito de como responder críticas negativas ou a linha de linguagem mais adequada ao seu perfil e imagem corporativa.
Deve também orientar os seus colaboradores sobre o que pode ser postado, por exemplo, manter direitos autorais citando a fonte dos materiais publicados ou não publicar de forma alguma conteúdos confidenciais e não autorizados.

Embora as mídias sociais sejam coletivas e colaborativas é preciso determinar os responsáveis pela identificação de materiais a serem postados, periodicidade de postagem e quem responderá aos contatos.

Analisados todos estes aspectos é hora de definir quais mídias serão utilizadas, sendo que pode-se optar por um blog, postar vídeos no Youtube, apresentações no Slideshare, perfil no Twitter no qual possa postar links que apontem para o seu site ou blog, criar um perfil no Linkedin e Facebook. Estes por serem os meios mais difundidos aqui no Brasil podem já representar um bom começo. Entretanto, vale lembrar que existe uma infinidade de outras redes sociais e mídias de comunicação a serem exploradas.
Você pode também optar por construir uma rede social própria juntando vários elementos, o que demanda mais esforço e um certo grau de investimento.

Por fim, é necessário criar métricas para acompanhamento e ajustar ou mudar o caminho de acordo com os resultados.

Publicado em 01/11/2011 às 00:15